quinta-feira, 2 de junho de 2011

6º FICHAMENTO
Mapeamento de locos de características quantitativas no cromossomo 6, associados às características de carcaça e de órgãos internos de suínos

Aldrin Vieira Pires; Paulo Sávio Lopes; Simone Eliza FacioniGuimarães

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982006000600012&lng=pt&nrm=iso

“Com o objetivo de mapear locos de características quantitativas (QTLs) associados às características de carcaça e de órgão internos, uma população composta de 550 animais F2 foi produzida a partir do intercruzamento da geração F1, obtida pelo cruzamento divergente de dois machos da raça nativa brasileira Piau com 18 fêmeas comerciais.”

“Os primeiros mapas de ligação para animais domésticos usando marcadores de DNA foram desenvolvidos em 1994 e 1995 em bovinos, suínos e ovinos. Apesar de o número de marcadores ter aumentado muito nos mapas das espécies de interesse econômico, poucos genes foram identificados a partir desses QTLs. Genes não precisam ser identificados para que um QTL seja utilizado na produção animal para melhorar a acurácia da seleção (seleção assistida por marcadores – MAS). Porém, a identificação de genes associados às variações fenotípicas pode melhorar a eficiência da utilização dos marcadores de DNA nas diferentes espécies de animais domésticos (Kappes, 1999).”

“Utilizou-se o delineamento de F2 para se obter desequilíbrio de fase de ligação entre os marcadores e os QTLs. Para isso, foram utilizadas duas famílias parentais originadas de raças geneticamente divergentes (piau e comercial). A geração F1 foi proveniente do cruzamento de dois machos da raça nativa brasileira Piau com 18 fêmeas de linhagem desenvolvida na UFV pelo acasalamento de animais das raças comerciais Landrace x Large White x Pietrain, selecionadas para características de desempenho. A geração F1 nasceu nos meses de março e maio de 1999.”

“Foram estimadas a espessura de toucinho média (ETOM) a partir de todas as espessuras de toucinho citadas anteriormente [ETOM = (ETSH + ETUC + ETUL + ETL + ETP2 + ETO)/6] e a espessura de toucinho média (ETOMDOR) a partir das espessuras de toucinho tomadas na linha dorso-lombar do animal [ETOMDOR = (ETSH + ETUC + ETUL + ETL/4]. A área de olho-de-lombo (AOL) foi medida em triplicata (realizou-se a mensuração três vezes e utilizou-se a média), com auxílio de um planímetro, no decalque vegetal tomado da seção transversal do músculo Longissimusdorsi, na altura da última costela, além de espessura do bacon (EBACON), medida imediatamente após a última costela, na altura da divisão carré-bacon.”

“O padrão de amplificação dos marcadores foi inicialmente observado em gel de poliacrilamida a 5%, aplicando-se 5 µL de cada reação. Após a corrida em cuba de eletroforese, foi realizada a coloração com nitrato de prata. Confirmadas as amplificações, os produtos foram congelados a -20ºC para posterior análise dos fragmentos. Estas análises foram feitas por meio de eletroforese em géis de poliacrilamida a 5%, utilizando-se seqüenciador automático ABI Prism 377.”

“O QTL sugestivo para comprimento de carcaça pelo método brasileiro (MBCC) encontrado a 7cM no cromossomo 6 (SSC6) é indicativo de que há locos associados ao tamanho corporal e, conseqüentemente, locos para taxa de crescimento. No entanto, como se trata de QTL sugestivo, pode-se saturar mais o mapa de ligação nesta região para se investigar a real existência deste QTL. Cabe ressaltar também que a magnitude dos efeitos aditivos [0,4666 (0,2985)] e de dominância [-1,2977 (0,4333)] deste QTL sugestivo não apresenta muita precisão, o que pode ser comprovado pelos respectivos erros-padrão das estimativas. Diversos autores encontraram QTLs com efeito significativo para comprimento de carcaça em outros cromossomos: no 7 (Nezer et al., 2002; Rohrer &Keele, 1998), no 8 (Andersson-Eklund et al., 1998) e nos cromossomos 6, 11 e X (Malek et al., 2001).”

“Existe um QTL que influencia o peso do rim no cromossomo 6 de suínos.
Há evidência de QTLs influenciando as características comprimento de carcaça pelo método brasileiro e espessura de bacon.
As regiões em que foram encontrados QTLs sugestivos devem ser mais investigadas para se confirmar a presença destes QTLs.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário